Fraude bancária: como se proteger e quais são seus direitos?

As fraude bancária registra um número alarmante em todo o país. Mas você sabe, de fato, o que isso significa?

Fraudes bancárias são crimes que envolvem aquisição de dinheiro ou vantagens financeiras de forma ilegal e  podem acontecer em formato de transações bancárias, empréstimos, cartões de crédito e, recentemente, o tão conhecimento golpe do usual PIX. Geralmente  são praticadas por meio de roubo de dados, falsificação de documentos, invasão de contas bancárias, vazamentos de dados, manipulação de clientes e muitas outras formas. 

No artigo de hoje, vamos explicar afundo tudo sobre fraudes bancárias e, o que fazer para evitar este tipo de problema! Continue lendo este artigo para saber tudo a respeito deste tema.

Como evitar uma fraude bancária?

Apesar de a fraude bancária ser um problema que põe medo a muitas pessoas, existem diversas formas de proteger seu dinheiro e garantir que seus direitos sejam preservados, caso algo aconteça. Em se tratando do on-line, veja algumas dicas importantes:

1 – Nunca, em hipótese alguma, forneça seus dados pessoais (senhas, dados bancários, e-mails, outros). 

2 – Ao receber e-mails ou mensagens no celular, verifique a origem delas e atente-se, principalmente, se envolverem dados financeiros. 

3 – Atualize seus dispositivos de segurança. É importante que eles estejam seguros para que seus dados estejam protegidos. 

4 – Ao acessar sites, verifique se possui a extensão “https” e o cadeado de segurança. Esses itens garantem a legitimidade do site. 

5 – Acesse sempre sua conta e acompanhe suas transações bancárias. 

6 – Não clique em links suspeitos e propagandas atrativas demais, que fogem totalmente de valores praticados pelo mercado. 

7 – Proteja seus equipamentos eletrônicos utilizando a autenticação em dois fatores.

Seguindo essas pequenas dicas, você pode se prevenir de golpistas nas redes.

Os tipos de Fraude bancária que mais acontecem no Brasil

Veja alguns exemplos de práticas comuns de golpes: 

Imagina você pagar o boleto do seu condomínio e, para sua surpresa, descobrir que tratava-se de um boleto falso. Isso mesmo. Esse é o famoso golpe do boleto falso.

Ou, quando você recebe uma mensagem de seu “gerente” do banco, dizendo que seu cartão será atualizado e, para isso, pede a sua senha e envia um motoboy para retirar o cartão na sua residência. Parece ser um gerente bastante prestativo, não é? Ocorre que, com seu cartão e senha em mãos, ele realiza diversas transações indevidas. Sabe o que isso significa, que você caiu no golpe do falso motoboy, onde os criminosos se passam por funcionários de Bancos. 

Agora, o golpista escolhe a vítima enquanto ela realiza suas compras, troca seu cartão por um falso durante uma transação, e, em posse do cartão verdadeiro, o criminoso realiza compras e saques.

Outro meio de fraude bancária muito aplicada é o falso empréstimo consignado, onde golpistas conseguem os dados bancários das vítimas e realizam transferências indevidas ou realizam empréstimos. 

Essas são algumas dicas de muitas que podem acontecer. Por isso toda atenção e precaução é válida. Jamais forneça seu cartão ou repasse qualquer tipo de dado pessoal.

A Justiça brasileira já reconheceu que o uso do cartão, senha e código é pessoal e intransferível, e, caso uma fraude ocorra com o criminoso em posse de seu cartão e senhas, muito provavelmente a responsabilidade do banco ou instituição financeira será afastada, e você poderá amargar um grande prejuízo. 

Por isso a premissa básica é: cautela, sempre! 

Em caso de fraude bancária, como proceder? 

Saiba que você, como cidadão, tem seus direitos garantidos, caso sofra alguma fraude bancária, mas é importante que colete uma série de provas e registre-as para que sua inocência seja comprovada. Veja: 

  1. Realize o imediato bloqueio do cartão.
  2. Comunique imediatamente o banco e mantenha registros de todas as comunicações com o banco sobre a fraude.
  3. Guarde os extratos bancários que mostram as transações fraudulentas.
  4. Registre um boletim de ocorrência na polícia para documentar o incidente.

Importante: se o banco demorar a resolver seu caso, saiba que você tem direitos:

  • Registre uma reclamação junto ao banco, detalhando a demora na resolução do caso.
  • Procure o PROCON de sua cidade para obter assistência na resolução do problema.
  • Caso o banco não resolva o problema, consulte um advogado especializado em direito do consumidor.
  • Consulte um advogado para entender seus direitos e buscar a reparação adequada.

Por fim, mantenha sempre atenção aos seus dados e aparelhos atualizados. Nesse mundo digital, todo cuidado é pouco para garantir a sua integridade física e emocional.

Atente-se aos pequenos sinais e desconfie das promessas milagrosas, pois podem ser uma fraude bancária.
Conte sempre com bons advogados para te auxiliar neste momento e garanta que seus direitos sejam colocados em prática para que você não seja lesado com prejuízos. A Meche Advogados está pronta para te ajudar em qualquer situação!

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